4 VERDADES QUE OS FIÉIS PRECISAM ENTENDER SOBRE A ESPIRITUALIDADE DO DÍZIMO.

15.03.2022 - 15/03/2022
4 VERDADES QUE OS FIÉIS PRECISAM  ENTENDER SOBRE A ESPIRITUALIDADE DO DÍZIMO.


Muitos fiéis ainda compreendem o dízimo como uma forma de doação para a Igreja. Mas, se você é um servo de Deus, alguém que atua na comunidade, tem a missão de explicar que o conceito da partilha é muito mais amplo, profundo e espiritual. Falar sobre a espiritualidade do dízimo é sentir a partilha como uma experiência de Deus, podendo ser compreendida de diferentes maneiras. Vejamos algumas delas:


  1. 1. O DÍZIMO REFORÇA NOSSA RELAÇÃO COM DEUS


Quando partilhamos o dízimo estamos expressando a nossa gratidão ao pai. Com isso, ampliamos o nosso entendimento do quanto recebemos do Criador e temos entendimento do espaço que Ele representa em nossas vidas. Assim, ficamos cientes de Sua grandiosidade. O dízimo amadurece e aumenta a nossa comunhão com Deus. 


Sabemos que o que possuímos, mesmo que frutos de nossos trabalhos e esforços, vêm primeiramente da gratuidade do amor de Deus. A partir da relação com Deus, a relação com os bens materiais e com seu correto uso, à luz da fé (Lc 12,15-21; 1Tm 6, 17-19) ganha novo significado. Expressa a gratidão, a fé e a conversão. É preciso reforçar a espiritualidade do dízimo em nossas conversas com os fiéis. Caso contrário ele se torna frio e distante, Somos convidados a contribuir na expansão do Reino de Deus. O Reino é como uma semente lançada ao solo do coração generoso. Sempre dará frutos.



2. PARTILHAR O DÍZIMO REFORÇA NOSSA HUMANIDADE


Quando partilhamos o dízimo estamos fortalecendo o nosso amor ao próximo. Na dimensão caritativa da partilha, enxergamos Deus no outro e reforçamos a empatia que nos faz entender o nosso papel como transformadores da realidade dos menos favorecidos. Com alegria fazemos parte de uma Igreja que olha o próximo com olhos misericordiosos e trabalha em prol de sua salvação. 


Este vem sendo um dos grandes lemas do Papa Francisco , que nos diz: “Quando vencemos a indiferença e, em nome de Jesus, nos gastamos pelos seus irmãos mais pequeninos, somos seus amigos bons e fiéis, com quem Ele gosta de Se demorar”. 


É uma oportunidade de crescer em função dos irmãos. A solidariedade nasce da partilha entre os irmãos. Um gesto que dá sentido à vida.


3. O DÍZIMO ESTREITA NOSSA RELAÇÃO COM A IGREJA


O dízimo nos faz sentir parte da igreja. Por quê? Ele induz as pessoas para uma pertença efetiva e afetiva entre os membros da paróquia, isto porque não basta só contribuir com  dinheiro. É preciso dedicar tempo, afeto e também energia. 


O dízimo que você partilha transforma-se nas celebrações diárias, nas cerimônias especiais, em tudo o que torna possível a evangelização em nossa comunidade. Ou seja, o dízimo é propriamente a Igreja. 


Somos batizados e temos a missão de contribuir para que possamos levar a missão deixada por Jesus. Somos nós que fazemos a comunidade ter o suficiente para sustentar a missão em que o Senhor nos deixou. Cabe aos membros de cada comunidade, sustentar e exercer a espiritualidade do dízimo e sua importância, pois isso fazemos através de cada oferta e da partilha. 


Devolver a Deus o que é de Sua propriedade (Lv 27, 30). Por toda bondade reconhecida, nos dispor a fazer fielmente a nossa parte. Somos um povo consagrado ao Senhor e reconhecemos isso como filhos obedientes.


4. ESTAMOS CUIDANDO DO FUTURO DA IGREJA


Os fiéis que nos antecederam fizeram a sua doação para que a Igreja Católica tenha chegado santa e única aos seus 2022 anos. Cabe a nós, católicos dos tempos atuais, nos doarmos para que ela se perpetue por muitos milênios. E as vocações representam um importante braço da Igreja para manter esta missão viva e forte. 


O dízimo possui um papel essencial na manutenção das vocações e missões. Somos uma comunidade missionária, devemos nos desacomodar e ir ao encontro das pessoas tanto dentro como fora dos limites da nossa comunidade. E faz parte da dimensão missionária do dízimo que ele deve ser investido nas missões, tanto aquelas a serem realizadas na própria comunidade, como aquelas a serem efetivadas fora da comunidade.  


Quando entendemos a espiritualidade do dízimo amadurecemos nossa consciência cristã e ficamos cada vez mais próximos do Pai. Faça parte também deste movimento que partilha a sua vida com a Igreja, preencha o formulário que está na home deste site e seja um dizimista!

acompanhe nossas
redes sociais
Acompanhe o Facebook
Acompanhe o Instagram
Acompanhe o YouTube

Copyright © Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados, conheça a politíca de privacidade.

Desenvolvido com amor Agência Arcanjo