Já sou voluntário na Igreja, também devo ser dizimista?

05.11.2021 - 05/11/2021
Já sou voluntário na Igreja, também devo ser dizimista?

Antes de respondermos a essa pergunta vamos nos ater sobre o que é o dízimo e também sobre a dimensão do trabalho voluntário.

Dízimo é um compromisso de Fé, um ato de gratidão a Deus.  Dízimo é a manifestação de nosso amor a Deus e aos irmãos. É uma contribuição voluntária, proporcional aos nossos rendimentos, sendo o compromisso de cada cristão, representando a aceitação consciente do dom de Deus, e a disposição fiel de colaborar com o seu projeto de felicidade para todos.

Dízimo é agradecimento e partilha, já que tudo o que temos e recebemos, vem de Deus e pertence a Deus.

Contudo, o trabalho pastoral realizado nas paróquias de forma voluntária, é orientado pelo diálogo e anúncio da Palavra de Deus. São pequenos gestos cotidianos ou até mesmo projetos, que fazem toda a diferença na vida da Igreja. Uma das maiores motivações que o trabalho pastoral busca oferecer para as pessoas que estão envolvidas, é sentir que Deus precisa de cada um dos seus filhos, para que o Seu plano de amor e justiça aconteça.

Deus deseja que nós sejamos canais de bênçãos e anúncio do Evangelho, principalmente para aqueles que mais precisam, os pobres e necessitados, buscando sempre o caminho da evangelização.

Qual a diferença entre dízimo e voluntariado?

O dízimo é um gesto de amor, de agradecimento, de expressão de fé, de solidariedade, de fraternidade, retribuição aos dons e bênçãos de Deus, manifestação de responsabilidade para com a Igreja e o plano de Deus.

O trabalho voluntário é uma resposta a Deus por meio das obras, porém é algo diferente de dízimo. Dízimo é uma resposta gratuita aos dons que recebemos de Deus, portanto é um ato a ser praticado tanto por quem apenas participa das celebrações, como também por quem realiza trabalhos voluntários nas diversas pastorais e movimentos.

E sim, você pode e deve partilhar o seu dízimo mensalmente em sua paróquia ou comunidade, e ainda, ser um voluntário e participar das pastorais da Igreja. Além do voluntariado que você exerce, o Dízimo é a expressão de sua fé. Assim manifestamos de forma objetiva, nossa gratidão, retribuindo a Deus, este sentimento, em gestos concretos de amor, através do dízimo.

Dízimo expressão de fé!

O amor e generosidade tem de caracterizar a nossa contribuição, não contribuímos com o dízimo para receber algo em troca, mas porque somos gratos a Deus que nos dá tudo o que precisamos. O amor evidencia a nossa necessidade de querer agradecer, e o dízimo é a resposta do amor e a gratidão que temos a Deus. Pois cada cristão deve sentir no coração, o apelo espontâneo se comprometer com a Igreja.

Ao partilhar o dízimo, o cristão está sendo ajudado e ajudando a sua Igreja a ser mais missionária, está testemunhando e expressando a sua fé, e está atento às necessidades de seus irmãos, o dízimo que temos, é o orgulho da comunidade que somos.

Por isso, mesmo que você já exerça um ministério pastoral na Igreja e ainda não é dizimista, entre em contato com a secretaria de sua comunidade, ou converse com algum agente da pastoral do dízimo. Dessa forma você pode participar de uma pastoral ou movimento dentro de sua comunidade e dar seu testemunho de fé sendo um dizimista devolvendo à Igreja e ao Senhor, um pouco das muitas graças que recebemos Dele.

Seja dizimista! Seu gesto de fé contribui para edificação da Igreja.