O QUE MÃE MARIA SERIA NOS DIAS DE HOJE?

03.05.2022 - 03/05/2022
O QUE MÃE MARIA SERIA NOS DIAS DE HOJE?

O Dia das Mães nos faz refletir sobre as mães dos nossos tempos e de como Maria vive em cada uma delas de diferentes formas. Mães têm fé, assim como a mãe do Salvador, que realiza de maneira mais perfeita a obediência. “Na fé, Maria acolheu o anúncio e a promessa trazida pelo anjo Gabriel, acreditando que ‘nada é impossível a Deus’ (Lc 1,37) e dando seu assentimento: ‘Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra’ (Lc 1,38)".

É confiando nos sábios planos do Pai, assim como Maria confiou, que as mães encontram força para lutar pela felicidade de seus filhos. Mesmo diante de tantas adversidades que o mundo nos apresenta, estas mulheres têm fé firme e permanente, sendo uma prova viva e afirmando ao mundo que ‘nada é impossível a Deus’ (Lc 1,37). Maria, durante toda a sua vida e até sua última provação, quando Jesus, seu filho, morreu na cruz, não teve sua fé abalada.

Maria, mãe de todos

Uma mãe - assim como foi e será por todos os tempos - também é um pouco mãe de todos à sua volta. Maria é prova desta dedicação: sendo mãe de Jesus também é mãe dos membros de Cristo, ao gerar o Salvador ela se fez mãe de toda Sua Igreja (cf. no. 963). Com sua piedade infinita, Maria continua nos acolhendo com amor e confiança nos momentos de maior desespero por termos certeza do seu poder de intercessão junto ao Pai. Ela foi e é a maior cooperadora na salvação de todos os seres humanos.

Mãe e mulher

Maria, assim como todas as mães, viveu seus desafios como mulher abrindo mão de sua vida por um projeto muito superior à sua existência. Ela sentiu em silêncio o mistério de Deus, sendo julgada e difamada por todos. Contudo, o Espírito Santo se encarrega de revelar ao mundo que aquele menino, filho de Maria, é o Filho do Pai Eterno, o Salvador prometido por Deus e esperado pelo povo de Deus.

“Em Maria, o Espírito Santo manifesta o Filho do Pai tornado Filho da Virgem. Ela é a Sarça ardente da Teofania definitiva: repleta do Espírito Santo, ela mostra o Verbo na humildade de sua carne, e é aos pobres e às primícias das nações que ela o dá a conhecer” (no. 724).

Maria continua vivendo nas mães que se dedicam, que lutam pela felicidade de seus filhos, entregando a Deus todos os desafios diários que surgem pela jornada da vida. É a mulher que enfrenta o mundo por amor e se entrega à maior dádiva que uma mulher pode ter e entende a relevância do seu sim também como um sim para o projeto maior de Deus: a vida.